OBREIROS

AOS PÉS DO SENHOR JESUS
 

Interessante como os jovens estão presentes nas grandes revoluções mundiais. Se prestarmos atenção na História Mundial, veremos que em cada geração, foram eles que marcaram época. Um exemplo recente disso, é que na História contemporânea são os jovens que no Oriente Médio, tem revolucionado os sistemas de governos em seus respectivos países.

Isso só confirma o que a Bíblia já afirmava acerca dos jovens:
Jovens, eu vos escrevo pois sois fortes

Tanto o diabo, quanto o Senhor Deus estão interessados nesta força, pois ela pode ser usada para o bem quanto para o mal.

No dia em que o Senhor Jesus subiu ao monte e chamou a si a todos quantos quis, elegeu para serem seus discípulos doze jovens:

Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele.
Escolheu doze, designando-os como apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar e tivessem autoridade para expulsar demônios.” (Marcos 3: 13-15)

Esse discipulado teria três fases:

Foram chamados para estarem com Ele,
Foram chamados para serem enviados, e
Foram chamados para terem autoridade.

A grande desvantagem de um jovem é a inexperiência com a vida em geral. Um grande exemplo disso é a adolescência, onde o jovem não é nem criança e nem adulto. Ele encontra-se numa fase de transição.

Os grandes conflitos e questionamentos existenciais da vida, surgem nesta época. Ele e ela terão que lidar com as transformações que ocorrerão em seu corpo: a primeira menstruação, os pelos pubianos, o desenvolvimento de seus órgãos genitais, não quererá tomar banho na frente dos pais, se sentirá incompreendido por eles, buscará em outros jovens de sua idade respostas que nem sempre encontram em casa.

Dormirá mais que o normal nesta fase, devido as transformações hormonais de que seu organismo será objeto.
Surgirá o desejo pelo sexo oposto. As mocinhas sofrerão os primeiros assédios. Terão que aprender a desenvolver meios de defesa. A vaidade se aguçará.

Lembro-me perfeitamente de que quando estudava, ainda adolescente, o professor de Biologia fez uma grande revelação à turma: de que a cegonha, não teve participação alguma em nossa chegada à este mundo!

Nossa! Lembro-me como hoje aquela cena triste de uma jovem de uns catorze anos desabando em prantos, diante desta grande revelação – não fora a cegonha que a trouxera a sua mamãe!

E o que falar sobre as paixões da mocidade, de que o velho apóstolo Paulo admoesta o jovem Timóteo?!
Aquele rapaz ou moça que achávamos que era o amor de nossa vida!


Pois bem, não foi em vão de que os discípulos foram exortados a estarem com Ele.

O “estar com Jesus”, precedia o ser enviado por Ele.

O tempo gasto aos pés do Salvador, seria a estaca, a ancora da vida espiritual daqueles jovens discípulos.

Foi assim com eles, e deve ser assim com você – a sua carreira cristã depende do tempo que você passa com Jesus!

Quando fui enviado pela primeira vez aos campos missionários, tinha 17 anos. A minha inexperiência me disse que deveria levar na mala, dentre tantas quinquilharias que possuía, um quilo de café e um quilo de feijão preto para a viagem!

Que mico! Pensava que esses elementos só existiam no Rio de Janeiro.

Qual não foi minha decepção, ao chegar ao aeroporto e ter que pagar pelo excesso de bagagem, e pior:

 Ao chegar ao destino, enfrentei uma situação inusitada, o líder da evangelização do estado havia recrutado naquela época alguns usuários de drogas e os colocou no mesmo alojamento que nós, na esperança de que eles se convertessem ou se libertassem com o convívio conosco. A intenção pode até ter sido boa, mas na primeira noite no alojamento, um deles abriu a minha velha mala e (só não vale rir) - lá se foi o meu feijão e o meu café!

Evidente que foi inexperiência em viagens, e falta de conhecimento de lugares e culturas, mais garanto a você que o tempo que passei aos pés do Salvador, foi decisiva para suprir a minha inexperiência em muitas áreas!

O tempo que passei aos Seus pés, deu-me direção, sabedoria, discernimento para usar a força de que dispunha quando jovem, para ganhar muitas almas para o Seu Reino.

Pense nisso: Enquanto não chega a hora de ser enviado, aproveite o tempo, em comunhão e aprendendo aos pés de Jesus. E quando chegar a hora - não leve nem feijão e nem café na bagagem!




 




VOCÊ SABIA QUE HÁ BENÇÃO EM AJUDAR O PASTOR?



Qualquer um que recebe um profeta porque é profeta, receberá o galardão de profeta” (Mt.10:41)

Os judeus consideravam que a recompensa do profeta era a melhor; porque, enquanto os reis governam em nome do Senhor e sacerdotes ministravam em nome do Senhor, o profeta vinha do Senhor para instruir tanto o sacerdote, quanto ao rei.

Jesus diz que se você  apenas receber um profeta na qualidade de profeta, se você ajudar o profeta em seu caminho, a mesma recompensa dada ao profeta será dada a você.

Pense nisso se você tem tendência a criticar o pastor!

Se você o ajudar a falar  de Deus, e encorajá-lo, você terá parte de sua recompensa; mas se você dificultar as coisas para ele exercer seu trabalho, você perderá a sua recompensa.

Muitas esposas de pastores terão a mesma recompensa de seus maridos, tão somente porque ajudam o profeta a desenvolver o seu ministério.

É algo muito importante ajudar um homem que procura fazer o bem.

Você não deveria reparar em suas roupas, em sua atitude, seus modos, sua voz; mas você deveria olhar além dessas coisas e dizer “Como posso ajudar  este profeta ?”.

Se puder, ajude, e receba a parte de sua recompensa!




O DESAFIO DE SER UM PASTOR SOLTEIRO

Quando me ponho a escrever, tenho consciência de que uma multiplicidade de  pessoas lerão a mensagem. Tanto aqueles que pertencem a minha denominação , quanto  aqueles que pertencem à  outras denominações.

Portanto, a linguagem que usarei é o evangeliquês, para que todos possam  compreender o que quero dizer.

Um grande exemplo de pastor solteiro na bíblia foi apóstolo Paulo, embora não saibamos se Timóteo, Tito e outros estavam ou não solteiros, quando exerciam o ministério.

Não me deterei na discussão teológica que alguns levantam, sobre a hipótese de Paulo ter sido ou não casado. O que importa, é o exemplo que este homem deixou à todos os ministros do altar, mais especificamente aos ministros que no momento encontram-se solteiros.

Como é ser pastor solteiro?

É um desafio!

Em qualquer igreja, o pastor lidará sempre com três grandes perigos:
.O dinheiro,
.O Orgulho,
.E a mulher.

Sem querer ser polemico, passemos as explanações:

A Mulher

É verdade que a maioria das mulheres que freqüentam as igrejas, jamais desejarão ser uma pedra de tropeço na vida de seu pastor. A grande maioria é honesta, e estão ali porque querem à Deus.

Mas convenhamos, coloque-se o leitor no lugar daquelas mulheres que todos os dias apanham do marido, ou daquela que dedicou sua vida a ele, e em troca recebe o desprezo, às vezes xingamentos etc... Então ela chega a igreja, e ali é acolhida com amor cristão por aquele homem de Deus, que apenas quer ver o seu Deus, operando naquela vida.

Não são poucos os casos onde ocorre o que a psicologia chama de transferência, ou seja, aquela mulher projeta naquele homem de Deus, o homem ideal, o homem de seus sonhos. Ele é educado, veste-se bem, atencioso, e é um homem fiel – pronto! Eis o cenário armado para o início de uma paixão.

Agora como uma menininha apaixonada, ela está cega! Pouco importa – pensa ela – os filhos, o marido, ou a opinião alheia. Ela começa a sonhar com a possibilidade de te-lo para si. Sonho louco! Mais ela sustenta isso dentro de si. Qualquer cortesia que parta dele, ela interpreta como um “sinal” de que é possível investir. 

A atenção que ele a dispensa, é o combustível para alimentar aquela ilusão.

Procurará ela vir apenas na reunião dele, ou virá na igreja nos momentos em que ela sabe que ele está sozinho, ou o convidará para uma visita, quando ela estiver sozinha em casa.

Apaixonada, caprichará em sua indumentária, talvez usará roupas um pouco mais decotadas, ou apertadas, uma maquiagem mais agressiva. Mal sabe a pobre mulher, que a essa altura Satanás a usa para derrubar um gigante da fé!

Ah! Se pudesse ela ver como é a vida de um ministro caído que perdeu a unção!

Ah! Se pudesse ela contemplá-lo após sua queda, como descreve Jeremias:

Como está deserta a cidade, antes tão cheia de gente! Como se parece com uma viúva, a que antes era grandiosa entre as nações! A que era a princesa das províncias agora tornou-se uma escrava.
Chora amargamente à noite, as lágrimas rolam por seu rosto. De todos os seus amantes nenhum a consola. Todos os seus amigos a traíram; tornaram-se seus inimigos.
Em aflição e sob trabalhos forçados, Judá foi levado ao exílio. Vive entre as nações sem encontrar repouso. Todos os que a perseguiram a capturaram em meio ao seu desespero.
Nos dias de sua aflição e de seu desnorteio Jerusalém se lembra de todos os tesouros que lhe pertenciam nos tempos passados. Quando o seu povo caiu nas mãos do inimigo, ninguém veio ajudá-la. Seus inimigos olharam para ela e zombaram da sua queda. (Lamentações Cap.1)

Mais ela cega, deixa-se levar por sua loucura!
“Ela nem percebe que anda por caminhos tortuosos, e não enxerga a vereda da vida” (Provérbios 5: 6).

Ela tentará seduzi-lo como descreve Salomão em Provérbios:
“...os lábios da mulher imoral destilam mel; sua voz é mais suave que o azeite, mas no final é amarga como fel...” (Provérbios 5:3).

É interessante como a bíblia descreve o pecado.

No original, pecado significa errar o alvo. Pecamos quando perdemos o foco, o alvo – que é Cristo e a nossa salvação. O pastor não apenas visa a sua salvação pessoal, mas luta também para salvar outros. Paulo,  o pastor solteiro alertando a Timóteo  diz:
“Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem”(1 Timóteo 4:16).

Paulo aqui está dizendo que a vida pessoal do pastor é tão importante quanto seu trabalho para o Senhor.

A vida do ministro não pode estar aquém do que prega. A sua vida deve ser uma pregação!

A sua honra é a sua credencial!

Lembro-me de uma história bizarra testemunhada por mim.
Estávamos em uma ilha iniciando o trabalho evangelístico, no início da década de 90. Tudo era muito difícil.

Uma vez ouvi o Bispo Gonçalves dizer:
“Onde a dificuldade é maior, a união deve ser maior”. É a mais pura verdade.

 A comunicação é fundamental para a sobrevivência do jovem ministro. Digo isso, porque houve ocasiões em que fiquei mais de um ano sem assistir uma reunião de comunhão com os da fé. Não porque não queria, mas devido a distancia e a precariedade na comunicação naquele tempo.

Para se ter uma idéia houve uma época em que comprar um telefone fixo, era motivo para a pessoa subir ao altar e dar testemunho!

Quantos lembram disso?

Pois bem, tínhamos nessa ilha dois trabalhos evangelísticos, distante um do outro. Era apenas eu e um amigo. Eu cuidava de um e ele do outro. Eu não sabia, mas meu amigo estava sendo tentado por uma mulher.

Essa mulher  ia a igreja exatamente ao meio dia, quando ele estava só, e ali fingia buscar ajuda espiritual,  na realidade seus interesses eram escusos. Meu amigo deveria ter cortado, fugido, sei lá, mas não fez.

A conversa que no início girava apenas em torno dos problemas desta mulher na busca de uma solução, descambou-se para a vida pessoal do ministro  -  de como ele fazia para se alimentar, e de como ele dormia num lugar tão tenebroso, de como ele sentia-se tão só etc...
Para a queda um pulo, se não fosse o Espírito Santo amá-lo!

Lá do outro lado da ilha, senti um desejo enorme de ir visitá-lo, percebera que ele se afastara, estava muito isolado ultimamente. A distancia era grande, mesmo assim, peguei meu camelo (leia-se bicicleta), e fui visitá-lo.

Quando lá cheguei estranhei. Apenas uma porta aberta, o salão estava a meia luz. 

Eles ainda estavam no salão. Ele sentado de costas para a rua não percebeu quando entrei. Ela de frente para a rua, com suas pernas sobre os bancos de madeira, quase em seu colo, estava como que uma cega. Embora estivessem devidamente vestidos, quando vi a cena dei um grito:

O que é isso senhora! Desça essas pernas já daí! Aqui é a casa de Deus!
E como que acordando de uma hipnose, meu amigo deu um salto, parece que acordou!

Depois conversando com ele com mais calma, me confessou que estava a ponto de cair, agradeceu à Deus pelo Espírito Santo me enviar ali, naquele momento. Esse foi salvo pelo gongo!

Hoje depois de tantos anos ele continua de pé, para a honra e glória de Jesus!

Mas quantas histórias com final triste você conhece?

Preste atenção:
Uma das táticas mais usadas na caça entre os leões, é a tática do isolamento.
Isolar para matar.  Pedro nos diz que Satanás anda ao derredor como leão, buscando a quem possa tragar.

Um dos passos para destruir o homem de Deus é isolá-lo. É faze-lo pensar que ele é o único a passar por aquela situação, e se ele se abrir com alguém, ninguém o entenderá.
Isolando-se ele torna-se fraco! A força dele está na comunhão com Deus e na comunhão com seus irmãos de fé.

Quando solteiro eu possuía apenas duas malas:
Uma com roupas, e outra com livros. E a de livros sempre pesava mais.

Uma mente vazia é oficina de Satanás, e um coração vazio usina do demônio!

Um conselho:

Ocupe sua mente, evite estar a sós com mulher, leia bons livros, siga os bons exemplos e evite o isolamento.

As provas sempre serão proporcionais à obra que o Senhor Deus tem na vida de seu servo. Quanto maior a obra, maior o fogo.

Não esqueça: Antes de ser um ministro, você é uma alma. Guarde-a e cuide dela.

“Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo? Lucas 9:25”

O maior desafio de um pastor solteiro, é ser fiel a Jesus!

Pense nisso!




 EX-OBREIRO (NÃO BRINQUE COM DEUS)




O OBREIRO

O obreiro não soma; MULTIPLICA.
O obreiro não é importante; É INDISPENSÁVEL.
O obreiro não evangeliza; GANHA ALMAS.
O obreiro não fica em casa; ENTRA NA FORNALHA.
O obreiro não tem medo; TEM TEMOR À DEUS
O obreiro não anda com a bíblia; CARREGA A ESPADA DO ESPÍRITO.
O obreiro não faz perguntas; DIZ: EIS-ME AQUI!
O obreiro não fica quieto; ORA EM ESPÍRITO.
O obreiro não acredita; ELE CRÊ.
O obreiro não canta; SE ENCHE DO ESPÍRITO.
O obreiro não busca as mãos de Deus; MAS SUA FACE.
O obreiro não tem pensamentos; RECEBE INSPIRAÇÕES DO ALTO.
O obreiro não vai pelo coração; OBEDECE A VOZ DO ESPÍRITO SANTO.
O obreiro não escuta o que quer ouvir; OUVE O QUE DEUS QUER FALAR.

Minha lista de blogs