sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O ponto fraco




Deus ensina que devemos ser simples como a pomba, porém, prudentes como a serpente, ou seja, sóbrios e vigilantes para não sermos devorados pelo diabo, que vive ao nosso redor, procurando uma brecha por onde possa entrar e nos destruir (Mateus 10.16 e 1 Pedro 5.8).
E é exatamente aí que muitos têm sido destruídos, por não vigiarem e sempre deixarem uma porta aberta, que nem sempre é um pecado. O diabo procura pontos fracos por onde possa nos pegar vulneráveis. Exemplo: “...e depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.” (Mateus 4.2).
O ponto fraco, neste exemplo, foi justamente a fraqueza física em decorrência da fome, e foi neste momento que o diabo quis se aproveitar para tentar o Senhor Jesus, tanto que logo falou de comida. O diabo esperou quarenta dias para o momento mais oportuno. E ele nos observa e procura em nós um ponto fraco para trabalhar em cima dele. Outro exemplo: “Então, os príncipes dos filisteus subiram a ela e lhe disseram: Persuade-o e vê em que consiste a sua grande força e com que poderíamos dominá-lo e amarrá-lo, para assim o subjugarmos; e te daremos cada um mil e cem siclos de prata.” (Juízes 16.5)
O diabo usou o ponto fraco de Sansão, a mulher, para destruí-lo. Vejamos como foi: “Importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar. Descobriu-lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem.” (Juízes 16.16,17).
O diabo sempre vai trabalhar em cima de um ponto fraco, como fez com Sansão. Ela o importunou todos os dias, pois sabia que ele não suportaria perdê-la ou desagradá-la, e é isso que ele faz. Quando ele vê que você não suporta certas atitudes de seu marido, ele irá usá-las com freqüência, pois sabe que desta forma te deixará triste, angustiada, desanimada ou te fará discutir e brigar. E quanto mais você se deixar levar por estes sentimentos, mais freqüentes serão as atitudes contrárias dele, pois o diabo sabe que aí está o seu ponto fraco, sabe como te destruir e destruir também sua fé e comunhão com Deus.
Então, ele vai procurar o seu ponto fraco, que talvez seja a dúvida, a ansiedade, o sentimentalismo, a auto-acusação, o constante desanimar diante das lutas, dificuldades e etc.
Vejamos outro exemplo: “Então, os presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. Disseram, pois, estes homens: Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus.” (Daniel 6.4,5). Então, fizeram uma lei contra a Lei de Deus para ver se Daniel teria medo de morrer e assim quebrasse sua fidelidade com Deus.
“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” (Hebreus 12.1,2).
Se o diabo vê que você está olhando para o que ele está fazendo, irá intensificar a atuação em cima daquilo, mas, se ele vê que ao invés disto, você despreza sua atuação e olha para Jesus, e ao invés de brigar, ou chorar, ou desanimar, ou se atemorizar ou o que quer que seja, você olha firme para o Senhor Jesus e Suas Promessas, ele perde a força e cai por terra. Isto é resistir ao diabo para que ele fuja e não somente ficar orando, jejuando e na hora H se render às suas amadilhas, deixando uma porta aberta, um ponto fraco para ele agir.
“...da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.”  (Hebreus 11.34).
Quantos animais ferozes só atacam quando vêem o medo em você...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs