sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Como ler corretamente a bíblia?



Como ler a Bíblia

Muito embora  a Bíblia seja um livro cheio de aventuras, poesias, provérbios e tudo o mais que o coração anseia, ainda assim não devemos ter o hábito de lê-la como se fosse um livro comum.

Muito mais que isso, é extremamente importante que se medite em cada versículo, cada palavra. É como se mastigar lentamente um alimento que se gosta. Ler apressadamente é semelhante a engolir sem mastigar, sem sentir o sabor; é não desfrutar pelo maior tempo possível o gosto do alimento, e ainda se arriscar a uma indigestão.
Quem lê a Bíblia desse modo chega a conclusões precipitadas, que poderão até prejudicar a sua vida espiritual. A leitura bíblica deve ser pausada, cuidadosa e respeitosa. Para compreendermos bem a mensagem de cada passagem é profundamente importante observamos o seguinte:
a)      O uso dos verbos- o Senhor Jesus, por exemplo, disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenha vida e a tenham em abundância.” (João 10.10).
Quais são os verbos deste versículo? Vir, roubar, matar, destruir e ter.
Eles sempre mostram uma ação. Quando a pessoa examina bem o sentido do verbo, a compreensão do texto lhe será muito mais fácil. Vamos procurar entender cada verbo do texto acima:
Ø  Vir- significa dizer que alguém tem vindo fazer alguma coisa. No caso, a pessoa que tem vindo é o ladrão. O texto não diz que ele veio ou virá, mas que vem, no presente. Significa que sua ação está sendo realizada, é atual.
Ø  Roubar- significa se apossar do que não lhe pertence. Pode ser a saúde; os filhos para os vícios; a estabilidade econômica; a paz do lar; o bom emprego; enfim, um mundo de coisas na vida de uma pessoa.
Ø  Matar- quer dizer eliminar, levar ao fim. Pode se referir ao amor do marido ou da esposa; á vida, através de desastre de automóvel; a doenças; a acidentes de trabalho, etc.
Ø  Destruir- destruir a família por causa de amantes; destruir o corpo com drogas, cigarros ou bebidas; destruir a reputação, etc.
Ø  Vir- repetição do primeiro verbo. Alguém também vem em oposição ao ladrão. Quem? O Senhor Jesus! E Ele vem fazer o quê? Ele mesmo afirma: ”para que tenham vida”. E que tipo de vida, sendo o oposto ao que o ladrão provoca? Novamente recorremos ao texto, que diz: “vida em abundância”.
Ø  Ter significa possuir. Fala do significado de vinda de Jesus, em oposição ao ladrão, o diabo. O Mestre veio para que nós possamos ter vida em abundância. Não é simples promessa, uma expectativa ou desejo, mas uma verdade da qual todos devem tomar posse.

b)      A pontuação- é preciso examinar a pontuação, que é uma pausa para separar os pensamentos, dando-lhes sentido. Se lermos qualquer frase sem pontuação, vamos encontrar situações em que não chegaremos a conclusão alguma, ficando impossibilitados de entender o texto.
Vejamos um exemplo: “ Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” ( Gálatas 6.7)
Imagine se alguém lesse sem pontuação, e resolvesse citar apenas a primeira parte! Ficaria assim: “Não vos enganeis de Deus”.
Este simples exemplo pode mostrar o quanto é importante considerarmos com cuidado a pontuação dos textos entre palavras, versículos e capítulos.
c)      O sujeito - a pessoa que fala. É importante notarmos também a quem ela se dirige. Preste atenção ao texto e observe se quem está falando é o Senhor, o escritor do livro ou se está citando alguém.
Procure perceber a quem se dirige a mensagem: se a Israel, á Igreja, a alguém em particular ou a todas as pessoas. Nem sempre o escritor anuncia claramente a origem daquilo que está falando, como por exemplo o apóstolo Paulo:
“ Ao mais digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido.” ( 1 Coríntios 7:12)
d) O contexto e o tempo- é importante tentarmos compreender o contexto, ou seja, em que situações o autor se encontra quando recomenda alguma coisa na Palavra de Deus.
A Lei, por exemplo, foi dada quando o povo de Israel estava no deserto. Muitas recomendações relativas a comidas, vestimentas e higiene, por exemplo, têm a ver com a vida naquele lugar e nem sempre servem para nós hoje. Isto se aplica também a alguns conceitos éticos, políticos e sociais.
É necessário também, para interpretarmos corretamente a Bíblia, localizarmos o tempo em que alguma coisa foi dita ou praticada.
É possível que determinadas práticas de certas épocas sejam aconselhadas para o tempo em que vivemos.
Por outro lado, ás vezes vivemos situações semelhantes ás que o povo de Deus viveu em certos momentos, e o ensinamento daquele tempo serve para nós ainda hoje. O Espírito Santo, mais que qualquer outra fonte, mostrará o caminho nessas situações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs